terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Ciliar Cabeceiras do Purus

Resumo: O Rio Purus corta, trasnversalmente, todo o território do Acre durante o momento mais importante para manutenção das características ecológicas de sua imensa bacia hidrográfica: consolidação das cabeceiras, da nascente à foz do Rio Iaco. É nesse trecho que o Purus se forma e se consolida como um dos mais importantes tributários do Rio Amazonas. Degradar essa extensa área de influência das cabeceiras significará comprometimentos variados às outras bacias hidrográficas localizadas à jusante. Ocorre que com o asfaltamento da BR 364, no sentido Rio Branco e Cruzeiro do Sul (fronteira com o Peru) o vetor de ocupação produtiva do Acre assumiu novo eixo, em direção às áreas ainda não exploradas para produção de madeira e onde a pecuária ainda se apresenta incipiente, como no caso do primeiro município a ser ligado com a pavimentação, Manuel Urbano, localizado às margens do Purus. Nessa perspectiva, o projeto prentende atuar em quatro diretrizes principais. Primeiro iniciar um estudo de diagnóstico, pioneiro diga-se, das características da mata ciliar presente no Purus em seu percurso acreano. Segundo mapear todos os trechos críticos de degradação de mata ciliar que exigem restauração florestal. Terceiro mapear matrizes das 20 espécies de maior ocorrência na mata ciliar. E finalmente, estabelecer sistema fenológico para produção de sementes e mudas das 20 espécies selecionadas.
Coordenado pelo professor adjunto da UFAC, Ecio Rodriques, o projeto "Ciliar Cabeceiras do Purus" tem por objetivo principal a melhoria das condições ambientais da bacia hidrográfica do Rio Purus, por meio da restauração florestal de trechos críticos de mata ciliar, na área de influência da cabeceira.
Este blog terá por finalidade apresentar o projeto, exibir seus resultados, metas em andamento e concluídas, além de servir como um espaço de discussão e esclarecimento de assuntos relacionados a ele e que envolvam a área florestal e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário