quarta-feira, 29 de março de 2017

Convite: Lançamento do Livro "Ciliar Cabeceira - Mata Ciliar no Rio Purus"

A retirada das matas ciliares está intimamente ligada aos fenômenos de seca e alagação. Sua supressão acelera o processo de erosão do solo, provocando desgastes nas encostas dos rios e desmoronamentos dos barrancos, podendo, assim, mudar os cursos do rio, além de aumentar o transporte de sedimentos pelas águas e sua consequente acumulação, prejudicando sua capacidade de vazão. O fluxograma a seguir demonstra a cronologia dos eventos da alagação:

Assim, a ocorrência de alagação ou seca será ampliada de maneira expressiva, dependendo da taxa de desmatamento observada ao longo das localidades que compõem aquela porção regional.


O principal objetivo do projeto foi de realizar o diagnóstico da dinâmica florestal presente na mata ciliar do Rio Purus, no trecho que corta as cidades de Sena Madureira (desde a foz do Rio Iaco), Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus (em direção à nascente, no Peru), considerado, para efeitos dos estudos, como área de influência da cabeceira.

Após seis anos de estudos, será lançado o livro “Ciliar Cabeceira – Mata Ciliar no Rio Purus”, abordando as experiências adquiridas ao longo do Projeto Ciliar Cabeceira do Purus, entre os anos de 2010 a 2016.

O lançamento ocorrerá na sexta-feira, dia 07 de abril de 2017, na Livraria Paim, localizada na Rua Rio Grande do Sul, Nº 182, no Centro de Rio Branco. Estejam convidados a celebrarmos essa conquista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário