sábado, 29 de junho de 2013

Etapa Manoel Urbano: Concluída!

*Elaine de Fátima Dutra Pereira


No último dia 29 de maio, completamos mais uma das etapas do Projeto Ciliar Cabeceiras do Purus. Novamente, o público-alvo da apresentação foi composta por alunos do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, além de pessoas interessadas da comunidade. O objetivo dessa nova viagem ao município de Manoel Urbano foi apresentar oficialmente o projeto à comunidade do município, seus objetivos, atividades realizadas e importância de se realizar a recuperação de áreas degradadas de mata ciliar. 


A apresentação do projeto foi acompanhada de um formulário de avaliação, no qual todos os ouvintes responderam questões e opinaram sobre a apresentação. Os formulários serão utilizados para posterior análise e utilização da informação gerada na monografia do bolsista Gustavo Guimarães.




Formulário de Avaliação. 












Ao final do dia, cerca de 150 alunos compareceram à apresentação e puderam aprender mais sobre a importância de se preservar mais as matas ciliares com nossa breve exibição.
 Nossa última visita ao município ocorreu no dia  05 de junho, visando apresentar nosso projeto e a proposta de lei de matas ciliar à Câmara de Vereadores. A proposta foi bem recebida e, inclusive, o município já apresentava uma lei semelhante, mostrando como Manoel Urbano está bem informado sobre problemas ambientais no município.

Câmara Municipal de Manoel Urbano - Sala de Sessões Mário José do Nascimento


Assim, fechamos a primeira etapa do trabalho de extensão do projeto nos municípios de influência da Bacia do Rio Purus. Nossa próxima visita será em Sena Madureira, seguindo-se o mesmo cronograma de atividades realizadas em Manoel Urbano.
O projeto agradece à receptividade por parte da Câmara de Vereadores de Manoel Urbano, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente por apoiar a ideia e à Secretaria de Eduação por fornecer espaço do Centro Cultural da cidade para desenvolvermos nossas atividades.

Equipe Ciliar Cabeceiras do Purus. Da esquerda para direita: bolsistas Karina Costa, Gustavo Guimarães, Elaine Dutra e Antônio Jeovani.


 Distribuição dos panfletos de divulgação.


Folheto 
Panfleto de divulgação. 

Chegada em Manoel Urbano.
 


*Bolsista do Projeto Ciliar Cabeceiras do Purus e acadêmica do nono período de Engenharia Florestal (UFAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário